Coletor Menstrual – Mitos e Verdades

É possível ir à academia e entrar na piscina com o coletor? Verdade! Com o coletor, a mulher pode malhar, correr e até nadar. Entretanto, nos dias de fluxo intenso, o indicado é praticar esportes com menor impacto.

O material do coletor aumenta o risco de alergias? Mito! Os copinhos são fabricados com material hospitalar e são hipoalergênicos, tornando-os indicados para mulheres que sofrem com alergias na área íntima durante o uso de absorventes externos e internos.

Existe mais de um tamanho de coletor? Verdade! Para proporcionar mais conforto e adaptação adequada, algumas empresas disponibilizam no mercado duas opções de tamanhos: o menor, para mulheres que não tiveram filhos, e o maior para as que já são mães.

O copinho pode ser dobrado de várias formas. Verdade! Existem nove tipos de dobras diferentes para facilitar a inserção do coletor menstrual. O indicado é ir testando até encontrar a mais simples e confortável.

Deve ser higienizado com lenços umedecidos ou álcool? Mito! O indicado é que o produto seja lavado somente com água fria e sabão neutro. Recomenda-se também que, a cada ciclo, ele seja limpo com água fervente. Na hora de guardá-lo use um saquinho ou recipiente seco e arejado para evitar a proliferação de bactérias e fungos.

Não deve ser utilizado por mulheres virgens. Verdade! Não é recomendado, pois existe o risco de rompimento do hímen durante a sua introdução ou retirada do dispositivo.

O produto dura para sempre. Mito! Recomenda-se que seja trocado a cada 3 anos ou até antes, caso a paciente perceba que o copinho está com alguma rachadura ou rugosidade.

Fonte: Mulher com Saúde