Tipos de Rinite – Diferenciações e Tratamento

Tipos de Rinite:
A rinite pode ser classificada em 4 grupos, que levam em consideração critérios como frequência, intensidade dos sintomas, resposta obtida com os tratamentos e complicações.
Com base nesses critérios a classificação das rinites se divide nos tipos abaixo.
> Rinite infecciosa
Esse é provavelmente o tipo de rinite mais comum. Causado por bactérias autolimitadas ou vírus, é conhecido também como infecção do trato respiratório superior ou resfriado comum. Esse tipo de rinite acontece quando o agente causador se instala nas mucosas do nariz, causando uma infecção.
> Rinite não alérgica
As principais características da rinite não alérgica são os espirros crônicos, corrimento nasal ou congestão. Apesar de muito semelhante a rinite alérgica, são dois tipos completamente diferentes da doença pois na rinite não alérgica o sistema imunológico não é envolvido em nenhum momento.
> Rinite alérgica
A rinite alérgica é uma manifestação do organismo, através do sistema imunológico, a presença de partículas consideradas estranhas ao organismo, conhecidas como alérgenos. Essas substâncias estranhas entram no organismo pelo nariz, porta de entrada do ar e de várias substâncias carregadas por ele. Nesse tipo de rinite o organismo reage intensamente a presença desses alérgenos para se defender. Por isso quando uma pessoa tem uma crise de rinite alérgica é comum apresentar coriza, coceira no nariz, espirros e obstrução nasal. É comum que muitas pessoas desenvolvam rinite alérgica ainda crianças, mas adultos também podem passar a apresentar esse tipo de rinite a qualquer momento.
> Rinite mista
Rinite mista é o tipo de rinite que se caracteriza pela presença de mais de um agente causador, ou seja, causada por um vírus e uma bactéria simultaneamente.
Diferença entre rinite e sinusite
Apesar de haver uma grande confusão, rinite e sinusite são doenças completamente diferentes.
A rinite é uma inflamação da mucosa do nariz que pode ser causada por vários fatores, dependendo do seu tipo.
A sinusite, por sua vez, ocorre quando os seios da face, uma espécie de câmara de ar localizadas ao redor do nariz e forrada por uma mucosa bastante parecida com a do próprio nariz, se encontram inflamados. Essa mucosa produz muco que acaba sendo drenado para dentro do nariz, se depositando na região.
Por isso é comum que pessoas com sinusite sintam dores na região acima do nariz, já que é nesse local que o muco produzido se acumula até que seja expelido, normalmente com uso de medicamentos.
Causas
Nos ambientes urbanos das grandes cidades a poeira doméstica é um dos principais agentes causadores de rinite. Nessa poeira existem diversos componentes, como descamação de pele humana, restos de pelos de animais, restos de animais, fungos, bactérias e ácaros. O contato com o pólen, que é transportado pelo ar principalmente nos meses de primavera e outono é outra causa importante de casos de rinite.
Fatores de risco
Pessoas que tenham histórico de outras doenças como asma, dermatite, ou conjuntivite alérgica tem maiores chances de acabar desenvolvendo a rinite em seu tipo alérgico.
Além disso, outros fatores de risco para o desenvolvimento da rinite são:
-
Frequentar locais pouco ventilados e pouco ensolarados;
-
Poluição;
-
Histórico de alergias na família.
Sintomas
Os sintomas da rinite alérgica normalmente se manifestam no momento em que há o contato com o alérgeno, e os sinais mais comuns são:
-
Coriza constante;
-
Espirros;
-
Olhos lacrimejantes;
-
Grande irritação na boca, olhos, nariz, garganta e pele;
-
Problemas com odores;
-
Diminuição do olfato e audição;
-
Olheiras;
-
Dores de cabeça;
-
Fadiga;
-
Tosse.
Diagnóstico
O diagnóstico de todos os tipos de rinite pode ser feito por especialistas de diversas áreas, como pediatria, clínica geral, imunologia, otorrinolaringologia e alergologia. Ao procurar ajuda médica pode ser importante fornecer a maior quantidade de informações possível para que o médico possa indicar o melhor tratamento para cada caso. Além de realizar diversas perguntas pertinentes, o médico poderá solicitar a realização de exames para auxiliar no diagnóstico. É comum que seja solicitado o teste de alergias para que sejam identificados os alérgenos que desencadeiam os sintomas da rinite alérgica. Se o teste na pele não puder ser realizado existe a alternativa da realização de exames de sangue especiais que podem ajudar no diagnóstico mais preciso da rinite.
Tratamento
O tratamento da rinite é iniciado assim que é diagnosticado qual é o tipo da doença que deve ser tratado. Na maior parte dos casos de rinite a solução é espontânea logo na primeira semana, e o tratamento costuma ser composto pelo uso de descongestionantes tópicos locais, higiene nasal, antitérmicos ou analgésicos, se necessário. Nos tratamentos de longo prazo o uso de medicamentos deve ser adequado de forma a manter o paciente assintomático pelo maior tempo possível, sempre com a menor dose de medicamentos. É importante ressaltar que nenhum medicamento deve ser utilizado sem o conhecimento e autorização do seu médico, pois só ele pode indicar qual é o medicamento mais indicado para você, bem como a dose ideal e a duração do tratamento. No geral é recomendado que o paciente evite ter contato com os agentes causadores da rinite, independente do seu tipo. Hábitos de higiene, como lavar sempre as mãos e manter os ambientes sempre limpos ajudam a evitar que a rinite se manifeste.
Rinite pode ter complicações?
Quando não tratada corretamente um quadro de rinite pode acabar evoluindo para outros problemas, como:
-
Roncos;
- Otite;
-
Distúrbio do sono;
-
Conjuntivite.
Rinite tem cura?
Os tipos não alérgicos de rinite podem ser curados com tratamento que elimina seus sintomas rapidamente. Já nos casos onde é diagnosticado o tipo alérgico da rinite não existe uma cura. Dessa forma o objetivo do tratamento será sempre manter o paciente sem sintomas, ou diminuindo a sua frequência e intensidade, de modo que sua qualidade de vida não seja prejudicada.